Assistiva Tecnologia e Educação

CURSO DE ADEQUAÇÃO POSTURAL SENTADO FOCADO NA CRIANÇA E ADULTO COM PARALISIA CEREBRAL (SEATING): COMPARTILHAMENTO DE VIVÊNCIAS E PRÁTICAS


Data: 15 e 16 de março de 2018

Público Alvo:Terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores em geral.

Vagas limitadas:35

Carga horária total:16 horas presenciais.

Horário:das 8h30 às 12h e das 13h às 18h30.

Instituição Promotora:Assistiva - Tecnologia e Educação:

Endereço:Rua Couto de Magalhães, 1192 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre - RS.

Fone:(51) 3026 4028 – 9 9106 2423

Investimento
Promoção válida até 14/02/18

Para inscrições realizadas até 14/02/18 - Valor de R$ 290,00 pagos em duas parcelas de R$ 145,00

Investimento
Promoção vai de 15/02/18 a 14/03/18

Para inscrições realizadas de 15/02/18 a 14/03/18 - Valor de R$ 390,00 pagos em duas parcelas de R$ 195,00


Saiba mais sobre o curso navegando nas abas abaixo:

Ministrante: Gisleine Martin Philot.

  • Terapeuta Ocupacional;
  • Consultora Internacional em Tecnologia Assistiva;
  • Especialista em Tratamento Neuroevolutivo Adulto e Bebês, Alfabetização Especial e Integração Sensorial;
  • Prêmio XXI Concurso Nacional, Invento Brasileiro, SEDECTI, SP;
  • Prêmio FINEP em Inovação em Tecnologia Assistiva 2012;
  • Mestre em Engenharia Mecânica – FEM - UNICAMP.

Objetivo geral:

  • Apresentar as mais recentes pesquisas em adequação postural para crianças com paralisia cerebral.
  • Refletir sobre os aspectos biomecânicos e suas implicações nos posturamentos terapêuticos.
  • Vivenciar a adequação postural no seu corpo, em várias posições.

Justificativa

Em acompanhamento que estamos fazendo nos últimos 10 anos, às prescrições de adequação postural para crianças com paralisia cerebral, de centros de reabilitação, de consultórios particulares, de hospitais e órgãos públicos, etc., estamos observando um continuum de receituários básicos, independente do agravamento motor apresentado. Assim, a maioria dos profissionais segue um mesmo "modelo padronizado" como se o Seating fosse uma medicação genérica.

Uma busca na base de dados de dissertações de mestrado e de teses de dourado no assunto apontam para a mesma discrepância: releva-se a necessidade da ergonomia, mas há um grande desconhecimento da importância da antropometria da criança, e esses estudos não destacam o Seating como provedor continuado de reabilitação, tendo em vista o desconhecimento do fator ajustabilidade terapêutica.

Considerando que há diversos contextos que devem contemplar o Seating e também que o sentar tanto da criança quanto do adulto, são dinâmicos, assim como o quadro neuromotor da criança/adulto com paralisia cerebral. Evidenciando que essa prática é terapêutica e, portanto, deve ser criteriosamente acompanhada por um extenso período. Pretendemos com este curso criar um conhecimento desse processo em curto, médio e longo prazo.

Conteúdos:

  1. O que há além do Sentar?
  2. Biomecânica do Sentar: a. centro de gravidade - b. transferência de peso - c. campo de alcance;
  3. Correlações Ergonômicas e Antropométricas;
  4. Recursos para a Medição Corporal;
  5. Conceituação sobre Postura Dinâmica e Estática;
  6. Posturas e comportamento motor da criança com Paralisia Cerebral e vivências de posicionamentos;
  7. Quais são as expectativas dos terapeutas para o Seating?
  8. Campo visual, auditivo e perfis de dominâncias corporais;
  9. Como facilitar atividades cognitivas sentadas?
  10. Discussão e compartilhamento de informações e vivências em Seating;
  11. Estudos sobre Escoliose;
  12. Recursos Assistivos para Escoliose, Cifose e Lordose;
  13. Denominação e Identificação dos Dispositivos Assistivos do Seating;
  14. Diferenças entre projetos personalizados e projetos personalizáveis;
  15. Demonstração de Kit de Avaliação de Seating;
  16. Apresentação de casos via filmes e fotos;

Metodologia:

O curso será 60% teórico e 40% prático, sendo que os alunos irão vivenciar em seus corpos posturas assimétricas e compreender como ajustar terapeuticamente padrões espásticos e hipotônicos.

Avaliação

O curso será 60% teórico e 40% prático, sendo que os alunos irão vivenciar em seus corpos posturas assimétricas e compreender como ajustar terapeuticamente padrões espásticos e hipotônicos.

Recursos de adequação postural e mobilidade, disponíveis no curso:

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