Logotipo da ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Conteúdo de autoria de Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch ©2021. O conteúdo deste site pode ser livremente reproduzido, no todo ou em parte, desde que citada esta fonte.

APRESENTAÇÃO TECNOLOGIA ASSISTIVA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESENHO UNIVERSAL LEGISLAÇÃO CURSOS EVENTOS REALIZADOS CONTATO

 

CURSO SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Promovido pela Assistiva Tecnologia e Educação

Objetivo:

Conhecer os fundamentos e aplicar recursos e estratégias da Tecnologia Assistiva (TA) e da Comunicação Alternativa (CA) a partir de atividades práticas.

Formatação e datas do curso:

O curso será realizado em ambiente virtual e ministrado em três módulos independentes, apresentados abaixo.

Módulos 1º Encontro 2º Encontro 3º Encontro
1 Comunicação Alternativa: O que é? Por onde começar? Como aprender e como ensinar? 16
SETEMBRO
2021
23
SETEMBRO
2021
30
SETEMBRO
2021
2 Tecnologia Assistiva aplicada na prática da Comunicação Alternativa: recursos e modelagem 07
OUTUBRO
2021
14
OUTUBRO
2021
21
OUTUBRO
2021
3 Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa na Escola 04
NOVEMBRO
2021
11
NOVEMBRO
2021
18
NOVEMBRO
2021
Horário: todos encontros serão realizados às 5ª feiras, das 19h às 21h.
Após os mesmos, os conteúdos ficarão disponíveis on-line para ser acessados quando necessário.

Publico alvo:


Dinâmica:

No ambiente virtual de aprendizagem o cursista encontrará diferentes recursos como:


Carga horária para certificação do curso teórico/prática:


Valor dos módulos do curso com pagamento através de cartões de débito ou crédito e opção de desconto à vista
(veja tabela de opções).
Consulte-nos para desconto especial para grupos de 5 ou mais participantes através do e-mail
secretaria@assistiva.com.br ou ligue para (51) 3026-4026.


Inscrições:


Abertura do ambiente:

Nas datas de abertura dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA, o cursista receberá um e-mail com as informações necessárias juntamente com seu LOGIN e SENHA de acesso. O curso se dará na plataforma educacional MOODLE e as vídeo-aulas serão transmitidas através do aplicativo ZOOM.


Equipe de formadoras:

Mara Lúcia Sartoretto

Pedagoga; Diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Assessora técnica da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Cachoeira do Sul; Consultora da AFAD 21 de Novo Hamburgo, RS; Consultora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down; Supervisora da SEAC - Escola de Educação Profissional; Supervisora de conteúdo no Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado da UFC/SEESP/MEC; Consultora da OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos; Educadora emérita do Estado do Rio Grande do Sul; Autora de livros e artigos sobre os temas da educação, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo. http://lattes.cnpq.br/9477317723249281


Rita Bersch

Fisioterapeuta; Diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em Design/UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; Formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP - Programa de Certificação Aplicada em Tecnologia Assistiva, ministrado pela CSUN - Universidade Estadual da Califórnia em Northridge, EUA; Formação na Fundação Don Carlo Gnocchi, Milão, Itália; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e presidente da ISAAC-Brasil (gestão 2020-2021); Membro do CAT - Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos sobre o tema da tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo http://lattes.cnpq.br/0339134545436600


Daianne Martins

Terapeuta Ocupacional; Especialista em Educação Inclusiva/PUCRS; Mestre em Design e Tecnologia/UFRGS; Doutoranda em Design/UFRGS com pesquisas na área da Tecnologia Assistiva; Certificação Internacional em Integração Sensorial/USC Chan em andamento; Filiada à ABRATO - Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais) e ACTORGS - Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul; Integrante do coletivo COM Acesso/UFRGS; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Professora e colaboradora na Assistiva Tecnologia e Educação. http://lattes.cnpq.br/3041425022637351


Michelle Apellanis Borges

Fonoaudióloga; Aprimoramento em Neurologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Especialista em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Aprimoramento em Reabilitação Fonoaudiológica nas Doenças Neurodegenerativas; Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Básico; Formação no PediaSuit Protocol e PECS; Formação introdutória sobre análise aplicada do comportamento (ABA) e transtorno do desenvolvimento; Formação básica no PODD - Pragmatic Organization DynamicDisplay; Formações em Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) com Amy Starble; Fonoaudióloga na AACD - Associação de Assistência a Criança Deficiente; Fonoaudióloga na Casa do Menino Jesus de Praga; Fonoaudióloga na Clínica Norte - Intervenção Comportamental; Fonoaudióloga na Clínica Interligar; Atualmente é fonoaudióloga no Hospital de Clínicas de Porto Alegre/UFRGS e na Assistiva Tecnologia e Educação. Especialização em Transtorno do Espectro Autista pelo IPPEO (em andamento). Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Profissional na plataforma ABRAPRAXIA com cursos na área. http://lattes.cnpq.br/5607373380258524


Mariângela de Souza Campello

Pedagoga; Capacitação em Autismo Bloco Básico 1, Bloco Avançado, Associação Pandorga, São Leopoldo, RS; Pós-graduada em Especialização em Educação Pré-escolar, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul, RS; Pós-graduada em Nível de Especialização em Currículo por Atividades, Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, RS; Curso Básico de Preparação de professores de Jardim de Infância, Organização Mundial para Educação Pré-Escolar - OMEP; Habilitação em Pedagogia 2º Grau, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cachoeira do Sul, RS; Habilitação Profissional Plena de Magistério 1ª a 4ª série, E.E. de 2º Grau João Neves da Fontoura de Cachoeira do Sul, RS; Professora e colaboradora na Assistiva Tecnologia e Educação; Professora em Educação Infantil, em Curso Normal, Educação Superior, Professora de Metodologia da Educação Infantil, Literatura Infantil, Didática Geral, Psicologia da Criança, Psicologia da Educação, Legislação e História da Educação; Supervisora em Educação Infantil em Escolas e na SME de Cachoeira do Sul, RS; Vice-Diretora.


Renata Costa de Sá Bonotto

Linguista; Licenciada em Letras/UFRGS; Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília/UCB, Mestre em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada/UFRGS; Doutora em Informática na Educação/UFRGS com a tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no autismo; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Assessora, consultora e formadora em Autismo, Inclusão e Comunicação Aumentativa e Alternativa. http://lattes.cnpq.br/6392582502713218

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA


Módulo 1: Comunicação Alternativa: O que é? Por onde começar? Como aprender e como ensinar?

   

Período: SETEMBRO de 2021 - Quintas-feiras, das 19 às 21 horas, nos dias 16, 23 e 30/09/2021.

Objetivo específico do módulo: Conhecer fundamentos, saber avaliar e projetar recursos e estratégias de CA.

Este curso é destinado à:

  • Profissionais de diferentes áreas que desejam conhecer os fundamentos e a prática da Tecnologia Assistiva / Comunicação Alternativa (ver programa abaixo);

  • Pessoas com necessidades complexas de comunicação e seus familiares que desejam aprender sobre o tema para colocá-lo me prática em seu dia a dia.

Carga horária: 20 horas.

Observação: A carga horária total será dividida entre trabalho individual do cursista no ambiente virtual de aprendizagem e sua participação em três encontros da turma com os professores responsáveis pelo módulo.

Conteúdo:

  • Tecnologia Assistiva e Comunicação Aumentativa e Alternativa: Conceito, fundamentos e diretrizes;

  • Mitos e Verdades;

  • Avaliação da Comunicação - Apresentação da Matriz de Comunicação;

  • Avaliação para a Comunicação Aumentativa e Alternativa;

  • Seleção e construção de recursos impressos e estratégias para a intervenção na CA, a partir de casos reais;

  • Instrumentalização e formação dos parceiros de comunicação: um trabalho em equipe.

 


Módulo 2: Tecnologia Assistiva aplicada na prática da Comunicação Alternativa: Recursos e Modelagem.

   

Período: OUTUBRO de 2021- Quintas-feiras, das 19 às 21 horas, nos dias 07, 14 e 21/10/2021.

Objetivo específico do módulo: Vivenciar recursos de TA na CA, formas de acesso ao computador e dispositivos móveis.

Este curso é destinado à:

  • Pessoas que já possuem conhecimentos que fundamentam a prática da Tecnologia Assistiva e a Comunicação Alternativa (ver programação do Módulo 1) e que desejam aprofundar conhecimentos sobre recursos de TA para aComunicação Alternativa e acesso ao computador: hardwares, softwares, aplicativos, dispositivos móveis, adequação postural, mobiliário, órteses funcionais de mão.

Carga horária: 20 horas.

Observação: A carga horária total será dividida entre trabalho individual do cursista no ambiente virtual de aprendizagem e sua participação em três encontros da turma com os professores responsáveis pelo módulo.

Conteúdo:

  • Softwares para CA: da construção da prancha à modelagem;

  • Aplicativos para dispositivos móveis (celulares e tablets);

  • Vocalizadores;

  • Recursos para acesso ao computador: Mouses, teclados, acionadores e alternativas em software;

  • Adequação postural: posicionamento do usuário e organização do ambiente e recursos.

 


Módulo 3: Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa na Escola.

   

Período: NOVEMBRO de 2021 - Quintas-feiras, das 19 às 21 horas, nos dias 04, 11 e 18/11/2021.

Objetivo específico do módulo: Compreender a importância da CA para a aprendizagem, no contexto escolar, construir e vivenciar atividades que utilizam a CA no processo de alfabetização e letramento.

Este curso é destinado à:

  • Pessoas com conhecimentos e experiência prática de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa (ver conteúdos dos Módulos 1 e 2) e que desejam aprofundar sua aplicação no contexto educacional.

Carga horária: 20 horas.

Observação: A carga horária total será dividida entre trabalho individual do cursista no ambiente virtual de aprendizagem e sua participação em três encontros da turma com os professores responsáveis pelo módulo.

Conteúdo:

  • Concepções da Aprendizagem

  • Relação da CA com a aquisição de conhecimentos e com o processo de avaliação na escola

  • Fundamentos da alfabetização e do letramento para o desenvolvimento da autonomia.

  • Construção e vivência de recursos pedagógicos acessíveis por meio da CA.

 

 

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Curso sobre Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa

   
Participante (nome completo)
E-mail de contato (confira bem)
CPF
Endereço
(rua/av/nº/complemento/bairro)
CEP
Cidade
UF
Celular de contato (com DDD)
Telefone alternativo opcional (com DDD)
Profissão

Local onde trabalha ou representa

Descreva sua experiência atual
com a Comunicação Alternativa?

   

Selecione o(s) módulo(s)
de seu interesse

Módulo 1

Módulo 2

Módulo 3

Módulos 1 e 2

Módulos 1 e 3

Módulos 2 e 3

Módulos 1, 2 e 3

Selecione o modo de pagamento

Utilize este espaço para indicar seu objetivo nesta formação e o que espera aprender nela. Caso necessite, solicite as informações que achar necessárias.

Confira bem suas informações e pressione a tecla ENVIAR (1 vez apenas). Aguarde a página de confirmação.

Use este botão para limpar o formulário


ESCOLHA O MODO DE PAGAMENTO PREFERIDO:

Após enviar seus dados, selecione abaixo a forma de pagamento desejada para o(s) módulo(s) escolhido(s), clicando no botão correspondente à forma de pagamento escolhida:

QUANTIDADE DE
MÓDULO(S) ESCOLHIDO(S)

PAGAR À VISTA
ATRAVÉS DO PIX
(APONTE SEU CELULAR
PARA O RESPECTIVO QR CODE)

PAGAR À PRAZO EM ATÉ 6 VEZES
NO CARTÃO DE CRÉDITO
CLIQUE NA IMAGEM RESPECTIVA:
REDIRECIONAMENTO PARA SITE DA CIELO
1 MÓDULO

(MÓDULO 1 ou 2 ou 3)

1 MÓDULO À VISTA VIA PIX:
R$ 342,00

CLIQUE AQUI PARA
PAGAMENTO COM
CARTÃO DE CRÉDITO:

2 MÓDULOS

(MÓDULOS
1 e 2
ou 1 e 3
ou 2 e 3)

2 MÓDULOS À VISTA VIA PIX:
R$ 610,00

CLIQUE AQUI PARA
PAGAMENTO COM
CARTÃO DE CRÉDITO:

3 MÓDULOS

(MÓDULOS 1, 2 e 3)

3 MÓDULOS À VISTA VIA PIX:
R$ 890,00

CLIQUE AQUI PARA
PAGAMENTO COM
CARTÃO DE CRÉDITO:

* Para pagamento através de DEPÓSITO ou TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA utilize esses dados bancários da Assistiva:
>> Banco do Brasil (001) - Agência 2817-7 - Conta Corrente 11038-8 - CNPJ 94.649.175/0001-78 <<

PAGAMENTOS À VISTA:

PAGAMENTOS À PRAZO VIA CARTÃO: Após clicar no botão com a opção escolhida, será aberta uma página da CIELO Cartões, que é um ambiente seguro para você efetuar seu pagamento.
Nela serão solicitados os dados de seu cartão, seu nome, CPF, telefone e e-mail (nas vendas à prazo será solicitado o número de parcelas desejadas).
Ao final do processo você receberá um e-mail confirmando seu pagamento.

Após efetuar esta operação, solicitamos enviar o respectivo comprovante para o e-mail secretaria@assistiva.com.br para confirmarmos sua inscrição.

Agradecemos sua participação e desejamos sucesso no uso desses conhecimentos. Até breve!

 

Clique aqui para retornar ao topo da página.

© 2021 ASSISTIVA • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO