Logotipo da ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Conteúdo de autoria de Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch ©2020. O conteúdo deste site pode ser livremente reproduzido, no todo ou em parte, desde que citada a fonte.

APRESENTAÇÃO TECNOLOGIA ASSISTIVA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESENHO UNIVERSAL LEGISLAÇÃO CURSOS EVENTOS REALIZADOS CONTATO

 

CURSO SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

Objetivo:

Conhecer os fundamentos e aplicar recursos e estratégias da Tecnologia Assistiva (TA) e da Comunicação Alternativa (CA) a partir de atividades práticas, tendo por base casos reais.

Formatação e datas do curso:

O curso será presencial e ministrado em três Módulos independentes, sempre em sextas-feiras à noite e sábados nos horários apresentados abaixo.

Módulo 1 06 e 07 de
MARÇO
/ 2020
Comunicação Alternativa: O que é? Por onde começar? Como aprender e como ensinar?
Módulo 2 17 e 18 de
ABRIL
/ 2020
Tecnologia Assistiva Aplicada na prática da Comunicação Alternativa: Recursos e Modelagem.
Módulo 3 22 e 23 de
MAIO
/ 2020
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa na Escola.


Equipe de formadoras:

Mara Lúcia Sartoretto: Pedagoga; diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; assessora técnica da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Cachoeira do Sul, consultora da AFAD 21 de Novo Hamburgo, Consultora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Supervisora da SEAC - Escola de Educação Profissional; foi supervisora de conteúdo no Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado da UFC/SEESP - MEC; consultora da OEI - Organização dos Estados Iberoamericanos; educadora emérita do Estado do RS; autora de livros e artigos que abordam o tema da educação, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/9477317723249281

Rita Bersch: Fisioterapeuta; diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em design pela UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; possui formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP 2006 - Programa de Certificação Aplicado a Tecnologia Assistiva da CSUN - Universidade Estadual de Northridge, Califórnia, EUA e também pela Fundação Don Carlo Gnocchi de Milão, Itália; Membro da ISAAC - Sociedade Internacional para a Comunicação Aumentativa e Alternativa e presidente da ISAAC Brasil na gestão 2020-2021; Membro do CAT - Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos que abordam o tema da tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/0339134545436600

Daianne Martins: Terapeuta Ocupacional; Especialista em Educação Inclusiva; Mestre em Design/UFRGS com pesquisa na área da Tecnologia Assistiva; Doutoranda do PGDesign UFRGS, Membro da ISAAC - Sociedade Internacional para a Comunicação Aumentativa e Alternativa e da ISAAC Brasil; Doutoranda do PGDesign UFRGS.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/3041425022637351

Michelle Apellanis Borges: Fonoaudióloga; Formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Aprimoramento em Neurologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Aprimoramento em Reabilitação Fonoaudiológica nas Doenças Neuro-degenerativas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Especialista em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialização em Transtorno do Espectro Autista pelo IPPEO; Membro da International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC); cadastrada na plataforma ABRAPRAXIA com cursos na área.
Fonoaudióloga na AACD - Associação de Assistência a Criança Deficiente; na Casa do Menino Jesus de Praga; na Clínica Norte - Intervenção Comportamental; na Clínica Interligar; na Assistiva Tecnologia e Educação. Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Básico; no PediaSuit Protocol; no PECS básico; na Análise aplicada do comportamento (ABA) e transtorno do desenvolvimento; no PODD - Pragmatic Organization Dynamic Display; em Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) com Amy Starble.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/5607373380258524

Mariângela de Souza Campello: Pedagoga; Capacitação em Autismo Bloco Básico 1, Bloco Avançado, Associação Pandorga, São Leopoldo/ RS; Pós Graduada em Especialização em Educação Pré-escolar, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul; Pós Graduada em Nível de Especialização em Currículo por Atividades, Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul; Curso Básico de Preparação de professores de Jardim de Infância, Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar - OMEP; Habilitação em Pedagogia 2º Grau, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cachoeira do Sul/ RS; Habilitação Profissional Plena de Magistério 1ª a 4ª série, E.E de 2º Grau João Neves da Fontoura; Professora Colaboradora na Assistiva Tecnologia e Educação; Professora em Educação Infantil; em Curso Normal; Educação Superior; Professora de Metodologia da Educação Infantil; Literatura Infantil; Didática Geral; Psicologia da Criança; Psicologia da Educação; Legislação e História da Educação; Supervisora em Educação Infantil em Escolas e na SME de Cachoeira do Sul/RS; Vice-Diretora.

Renata Costa de Sá Bonotto: Linguista; Licenciada em Letras (UFRGS); Especialista em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília-DF), Mestre em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada (UFRGS); Doutora em Informática na Educação (UFRGS) com a tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no autismo; Membro da ISAAC-Brasil (International Society for Augmentative and Alternative Communication); Atua em assessoria, consultoria e formação em Autismo, Inclusão e Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/6392582502713218


Publico alvo:

  • Fonoaudiólogas(os);

  • Terapeutas ocupacionais;

  • Psicólogas(os);

  • Fisioterapeutas;

  • Professoras(es);

  • Familiares.


Dinâmica:

  • Aulas presenciais acontecerão na sexta-feira à noite e no sábado, manhã e tarde.

  • O curso será organizado em três módulos com inscrições separadas.

  • O cursista poderá participar de um, dois ou dos três módulos presenciais.


Carga horária para certificação do curso teórico/prática:

  • Um Módulo: com certificação de 12 horas ;

  • Dois Módulos: Dois certificados de 12 horas cada ou um certificado de 24 horas (soma dos dois módulos);

  • Três Módulos: Três certificados de 12 horas cada ou um certificado 40 horas (soma dos três módulos + 4 horas de trabalho de conclusão).


Valor dos cursos teórico/práticos (descontos para pagamento total na inscrição):

  • Participação em 1 Módulo: R$ 360,00 em 3 parcelas de R$ 120,00 ou R$ 342,00 para pagamento à vista.

  • Participação em 2 Módulos: R$ 640,00 e 4 parcelas de R$ 160,00 ou R$ 610,00 para pagamento à vista.

  • Participação em 3 Módulos: R$ R$ 975,00 em 5 parcelas de R$ 195,00 ou R$ 925,00 para pagamento à vista.


Forma de pagamento:

Através de TED ou depósito bancário em nome da ASSISTIVA - Tecnologia e Educação no

Banco do Brasil (001): Agência 2817-7 - Moinhos de Vento (Porto Alegre) - Conta 11.038-8
CNPJ: 94.649.175/0001/78

Após o pagamento, solicitamos a gentileza de enviar cópia do depósito/transferência para o e-mail secretaria@assistiva.com.br


Inscrições:

Para se inscrever, utilize o formulário abaixo. Caso necessite falar conosco use o e-mail: secretaria@assistiva.com.br

 

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA / COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.

Módulo 1: Comunicação Alternativa: O que é? Por onde começar? Como aprender e como ensinar?

Data: 06 e 07/MARÇO/2020 - sexta-feira das 18h30 às 22h00 e sábado das 8h30 às 18h00.

Objetivo: Conhecer fundamentos, saber avaliar e projetar recursos/estratégias de CA.

Conteúdo:

  • Tecnologia Assistiva/Comunicação Aumentativa e Alternativa: Conceito, fundamentos e diretrizes;

  • Mitos e Verdades;

  • Avaliação da Comunicação - Apresentação da Matriz de Comunicação;

  • Avaliação para a Comunicação Aumentativa e Alternativa;

  • Seleção e construção de recursos impressos e estratégias para a intervenção na CA, a partir de casos reais;

  • Instrumentalização e formação dos parceiros de comunicação: um trabalho em equipe.

 

Módulo 2: Tecnologia Assistiva aplicada na prática da Comunicação Alternativa: Recursos e Modelagem.

Data: 17 e 18/ABRIL/2020 - sexta-feira das 18h30 às 22h00 e sábado das 8h30 às 18h00.

Objetivo: Vivenciar recursos de TA na CA, formas de acesso ao computador e dispositivos móveis .

Conteúdo:

  • Softwares para CA: da construção da prancha à modelagem;

  • Aplicativos para dispositivos móveis (celulares e tablets);

  • Vocalizadores;

  • Recursos para acesso ao computador: Mouses, teclados, acionadores e alternativas em software;

  • Adequação postural: posicionamento do usuário e organização do ambiente e recursos.

 

Módulo 3: Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa na Escola.

Data: 22 e 23/MAIO/2020 - sexta-feira das 18h30 às 22h00 e sábado das 8h30 às 18h00.

Objetivo: Compreender a importância da CA para a aprendizagem, no contexto escolar, construir e vivenciar atividades que utilizam a CA no processo de alfabetização e letramento.

Conteúdo:

  • Concepções da Aprendizagem

  • Relação da CA com a aquisição de conhecimentos e com o processo de avaliação na escola

  • Fundamentos da alfabetização e do letramento para o desenvolvimento da autonomia.

  • Construção e vivência de recursos pedagógicos acessíveis por meio da CA.

 

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Curso sobre Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa

   
Participante (nome completo)
E-mail de contato (confira bem)
CPF
Endereço
CEP
Cidade
UF
Celular de contato (com DDD)
Telefone alternativo opcional (com DDD)
Profissão

Local onde trabalha ou representa

Descreva sua experiência atual
com a Comunicação Alternativa?

   

Selecione o(s) cursos(s)
de seu interesse

Módulo 1: 06 e 07 / MARÇO / 2020

Módulo 2: 17 e 18 / ABRIL / 2020

Módulo 3: 22 e 23 / MAIO / 2020

Modulos 1 e 2

Modulos 1 e 3

Modulos 2 e 3

Modulos 1, 2 e 3

Selecione a forma de pagamento
correspondente à escolha acima

Utilize este espaço para indicar seu objetivo nesta formação e o que espera aprender nela. Caso necessite, solicite as informações que achar necessárias.

Confira bem suas informações e pressione a tecla ENVIAR (1 vez apenas).



Use este botão para limpar o formulário


Clique aqui para retornar ao topo desta página.

© 2020 ASSISTIVA • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO