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O conteúdo deste site foi desenvolvido por Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch © 2014
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PROJETO CONCLUÍDO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO AEE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA

CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ENFOQUE NA
PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.

 

 

Esta ação da Assistiva Tecnologia e Educação resultou na formação uma rede de professores com conhecimento aprofundado em tecnologia assistiva e comunicação alternativa distribuídos em todas as regiões de nosso país. Tivemos por objetivo formar professores aptos a apoiar os programas de formação continuada de professores e realizar o AEE dos alunos com deficiência, num contexto da educação inclusiva.

 

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.

Carga horária: 60 horas, sendo 32 horas presenciais e 28 horas à distância.

Público Alvo: um professor do AEE de cada Município Polo, com domínio no uso do computador e um professor responsável pelo Programa Educação Inclusiva Direito à Diversidade de cada Município Polo.

Número total de cursos: 17 cursos para professores das redes municipais de educação e para professores das redes estaduais de educação.

Número total de participantes: 384 foram convidados e 220 participaram da etapa presencial.

Instituição responsável: Assistiva • Tecnologia e Educação.

Local dos cursos: Av. Elias Cirne Lima, 243 - Intercap - Porto Alegre - RS.

Período: agosto de 2011 a novembro de 2012.

Profissionais responsáveis:

  • Mara Sartoretto,

  • Rita Bersch,

  Um mapa do Brasil está representado. Cada estado possui uma cor diferente e sobre eles foram aplicadas pequenas estrelas, de contorno vermelho, que representam o número aproximado de municípios polo por Estado: TO 4, AL 3, BA 10, CE 6, MA 5, PB 7, PE 4, PI 5, RN 5, SE 2, DF 1, GO 7, MS 5, MT 5, ES 4, MG 19, RJ 6, SP 17, PR 8, RS 14, SC 10. Ao lado do Mapa está uma representação onde uma estrela vermelha está circundada e ligada a várias estrelas azuis, representando o polo e sua função de formação para com os municípios de abrangência.

 

2. JUSTIFICATIVA

A educação especial brasileira, nesta última década, tem passado por mudanças importantes: de um modelo clínico centrado no conceito de normalização, evoluímos para uma concepção de educação baseada no respeito às diferenças e de enfoque nos recursos de acessibilidade.

O Ministério da Educação por meio do Programa Salas de Recursos Multifuncionais disponibilizou equipamentos e mobiliários para implantação de mais de 38.000 Salas de Recursos Multifuncionais em todas as regiões brasileiras. Estas salas são dotadas de recursos de tecnologia assistiva que poderão fazer uma grande diferença no acesso à aprendizagem dos alunos com deficiências.

Como esses recursos de tecnologia são relativamente recentes e seu funcionamento, muitas vezes é desconhecido da maior parte dos professores, corre-se o risco de ficarem subutilizados e, por vezes, abandonados, o que resultará num lamentável desperdício dos investimentos públicos nessa área.

Por esta razão a Assistiva • Tecnologia e Educação, empresa que atua na formação em Tecnologia Assistiva, especificamente voltada para o contexto educacional inclusivo, propôs a realização de um curso aprofundado sobre Tecnologia Assistiva, com enfoque na construção de recursos pedagógicos acessíveis e na comunicação alternativa, para dois professores representantes de cada um dos 170 Municípios Polo do Programa Educação Inclusiva Direito à Diversidade e para dois professores de cada Secretaria Estadual de Educação.

Para efetivar esta proposta a Assistiva - Tecnologia e Educação ofereceu gratuitamente toda a estrutura física e material para os cursos e também responsabilizou- se por organizar e ministrar os conteúdos e atividades que foram desenvolvidos. Como contrapartida as secretarias de educação dos municípios e estados que aceitaram o convite, convocaram os professores e assumiram as despesas referentes à passagem, hospedagem em Porto Alegre e alimentação dos cursistas no período da formação. As secretarias de educação comprometeram-se também a oferecer espaço físico e demais recursos para que o curso pudesse ser replicado em sua cidade aos demais professores das salas de recursos multifuncionais e professores representantes dos municípios de abrangência que desejassem comparecer.

Desta forma organizamos uma rede de professores com formação mais aprofundada em tecnologia assistiva, para que estes possam agora dar apoio nas formações locais (estados e municípios). Permanecemos todos em contato por meio do nosso site e também de uma rede virtual para o compartilhamento que está em www.boardmakershare.com Nestes espaços virtuais pretendemos seguir trocando conhecimentos e produções de recursos acessíveis, objetivando que o relacionamento colaborativo entre o grupo de professores possa ter continuidade após a formação.

 

3. OBJETIVO

Capacitar professores participantes da formação sobre a construção de recursos pedagógicos acessíveis e sobre a utilização do software de comunicação alternativa que se encontra disponível na sala de recursos multifuncionais.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

4. METODOLOGIA

 

5. CONTEÚDOS

 

6. CRONOGRAMA

 

 

 

 

 

 

7. RECURSOS

 

8. AVALIAÇÃO

 

9. INSCRIÇÕES

Os gestores municipais de Educação Especial dos Municípios Polo e das Secretarias Estaduais de Educação receberam um ofício e uma carta convite endereçados ao Secretário de Educação.

Nesta carta convite foi divulgada a data do curso e encaminhado um formulário de inscrição específico para ser preenchido com os nomes de dois professores cursistas para o CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. As duas inscrições foram gratuitas.

 

 

11. RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS CONVIDADOS A FAZER PARTE DESTE PROJETO:

Observação: São municípios Polo do Programa Educação Inclusiva Direito à Diversidade/MEC; municípios de abrangência, deste mesmo programa, que manifestaram formalmente o interesse de participar e por último, professores encaminhados pelos gestores das secretarias estaduais de educação, representando suas coordenadorias. Todos os municípios aqui listados receberam convites para participação no projeto. Os municípios sublinhados realizaram a formação presencial em Porto Alegre, sendo alguns com representantes de redes municipais e outros de redes estaduais de ensino.

AC - Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira
AM -
Benjamin Constant, Manaus, Manicoré, Parintins, Tefé
AP -
Macapá, Oiapoque,
PA -
Altamira, Belém, Marabá, Santarém
RO -
Ji-Paraná, Porto Velho, Vilhena
RR -
Boa Vista, Caracaraí, São Luiz do Anauá
TO -
Araguaína, Gurupi, Palmas, Tocantinópolis
AL -
Arapiraca, Maceió, Santana do Ipanema,
BA -
Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista
CE -
Cascavel, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maranguape, Quixadá, Sobral, Tauá
MA -
Bacabal, Carolina, Codó, Imperatriz, São Luiz
PB -
Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa, Monteiro, Pombal
PE -
Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Recife
PI -
Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Teresina
RN -
Currais Novos, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Pau dos Ferros
SE -
Aracaju, Estância
DF -
Brasília
GO -
Anápolis, Formosa, Goiânia, Itapuranga, Itumbiara, Porangatu, Rio Verde, Jataí
MS -
Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Paranaíba
MT -
Alta Floresta, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sorriso
ES -
Atilio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Nova Venécia, Vitória
MG -
Araçuaí, Belo Horizonte, Betim, Campo Belo, Governador Valadares, Ipatinga, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Passos, Poços de Caldas, Ponte Nova, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Três Corações, Uberaba, Uberlândia, Varginha
RJ -
Barra do Piraí, Campo dos Goytacazes, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Volta Redonda
SP -
Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas, Diadema, Franca, Guarujá, Guarulhos, Itapeva, Itapetininga, Itapirapuã Paulista, Jales, Lins, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José do Rio Preto, Suzano
PR - Cascavel, Cruzeiro do Sul, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Umuarama
RS -
Arroio do Meio, Bagé, Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Estrela, Garruchos, Gravataí, Guaiba, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Paraíso do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Leopoldo, Uruguaiana, Venâncio Aires, Vacaria
SC -
Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Joinville, Lages, São Miguel do Oeste

 

10. RESULTADOS QUANTITATIVOS PRELIMINARES.

Etapa Presencial:

220 profissionais participaram da etapa de formação presencial em Porto Alegre. Estes, vieram de 75 municípios de todas as regiões do país e 9 redes estaduais de educação encaminharam profissionais para a formação.

Etapa a distância:

Em maio de 2013 concluímos a etapa realização dos cursos de multiplicação nos vários municípios e estados que participaram da etapa presencial. Como dados quantitativos obtidos temos:

695 municípios (contabilizando pólos e abrangências) participaram dos cursos de multiplicação realizados pelos egressos da formação presencial em Porto Alegre e 2.524 profissionais concluiram a formação nesta etapa.

 

Visualização do resultado final com a participação de Estados e Municípios na formação Presencial em Porto Alegre e nos cursos de multiplicação realizados pelos municípios polo e redes estaduais de educação em suas regiões.

 

 

Descrição de imagem: A figura apresenta o mapa do Brasil. Sobre cada estado estão sinalizadas estrelas vermelhas que indicam a quantidade de municípios participantes da formação presencial em Porto Alegre. Na lateral do mapa está uma estrela vermelha rodeada de estrelas azuis para representar a etapa de formação a distância, na qual aconteceram cursos de multiplicação organizados por municípios pólo e nas redes estaduais de educação. As estrelas azuis são os municípios de abangência que participaram dos cursos nos diversos municípios. Dados retirados da imagem: 87 municípios polo e 9 redes estaduais de educação participaram da etapa presencial em Porto Alegre e esta formou 220 profissionais. 695 municípios participaram dos cursos de multiplicação nos polos e nas redes estaduais. Esta segunda etapa formou 2.524 profissionais.

 

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