Logotipo da ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Conteúdo de autoria de Mara Sartoretto e Rita Bersch ©2014. O conteúdo deste site pode ser livremente reproduzido, no todo ou em parte, desde que citada a fonte.

APRESENTAÇÃO TECNOLOGIA ASSISTIVA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESENHO UNIVERSAL LEGISLAÇÃO CURSOS EVENTOS REALIZADOS CONTATO

 

Cursos Promovidos pela Assistiva em 2014

 

A CERTIFICAÇÃO DOS CURSOS SERÁ FORNECIDA PELA ULBRA - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (CAMPUS CACHOEIRA DO SUL, RS), PARCEIRA DA ASSISTIVA - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.

OS CERTIFICADOS SÃO RECONHECIDOS PELO MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

 

CURSOS PRESENCIAIS   CURSOS À DISTÂNCIA (ON-LINE)

Faça aqui sua inscrição. Descontos especiais para grupos e para quem já participou de nossos cursos.


CURSOS PRESENCIAIS

Clicando sobre o título, você terá acesso ao detalhamento do curso.

HORAS AULA DATA AGENDA DOS CURSOS PRESENCIAIS Nº DE VAGAS
40 22 a 25/04 CURSO 1: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

35 VAGAS

32 20 a 22/08 CURSO 2: CRIAÇÃO DE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E RECURSOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS COM O SOFTWARE BOARDMAKER COM SDP - CURSO PRÁTICO E AVANÇADO

18 VAGAS

32 24 a 27/06 CURSO 3: EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ENFOQUE NO DESENHO UNIVERSAL NA APRENDIZAGEM E NA TECNOLOGIA ASSISTIVA

35 VAGAS

24 11 a 13/06 CURSO 4: PRÁTICA DE CRIAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E BRINQUEDOS COM DESIGN INCLUSIVO

18 VAGAS

24 4 a 6/06 CURSO 5: CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ACESSO AO COMPUTADOR: OPÇÕES DE HARDWARE E SOFTWARE COMERCIALIZADOS, ACESSIBILIDADE DO WINDOWS, SOFTWARES GRATUITOS, CONSTRUÇÃO DE MOUSE ADAPTADO E ACIONADORES

18 VAGAS

 

Ministrantes:

 

 

INVESTIMENTOS DOS CURSOS PRESENCIAIS

 

Valor dos CURSOS 1, 2 e 3: R$ 600,00.
Forma de Pagamento: O pagamento será realizado em duas parcelas, sendo R$ 300,00 no ato da inscrição e R$ 300,00 no início do curso.

Valor dos CURSOS 4 e 5: R$ 450,00.
Forma de Pagamento: O pagamento será realizado em 2 parcelas, sendo R$ 225,00 no ato da inscrição e R$ 225,00 no início do curso.

IMPORTANTE:

 

DESCONTOS

Desconto de 10% nos cursos presenciais:

 

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E PAGAMENTO DOS CURSOS PRESENCIAIS

 

Preencha o formulário abaixo e pressione o botão ENVIAR.

Você receberá um e-mail confirmando a existência de vaga. Junto a este e-mail receberá um boleto bancário para o pagamento da primeira parcela. Este pagamento deverá acontecer em 7 dias úteis após o preenchimento do Formulário de Inscrição.

IMPORTANTE: Somente o depósito da primeira parcela da inscrição garantirá a reserva de vaga.

Identificado o depósito pela Assistiva você receberá novo e-mail confirmando o recebimento do pagamento e a efetivação de sua matrícula.

 

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NOS CURSOS

 


DETALHAMENTO DOS CURSOS PRESENCIAIS 2014

CURSO 1
CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

  • Público Alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, outros. O curso é também destinado a usuários de tecnologia assistiva e/ou seus familiares.

  • 35 vagas

  • Carga horária total: 40 horas/aula .

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192- Bairro São João- Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Mara Lúcia Sartoretto, Rita Bersch, Daianne Martins e Raquel Bersch.

  • Objetivo geral:

  • Capacitar os participantes da formação sobre a construção de recursos pedagógicos acessíveis e sobre a comunicação alternativa, enfatizando a utilização dos recursos de tecnologia assistiva que estão nas salas de recursos multifuncionais e atendendo aos fundamentos da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

  • Conteúdos:

  • AEE: concepção, planejamento e avaliação;

  • Tecnologia Assistiva, recursos e organização de serviço;

  • Fundamentos da Comunicação Alternativa (CA) e sua aplicação no contexto educacional: planejamento, construção e avaliação dos resultados.

  • Software Boardmaker SDP: utilização, produção de pranchas de comunicação, atividades pedagógicas e exploração das opções de acessibilidade.

  • Recursos educacionais acessíveis: conhecimento, análise e criação;

  • Recursos de TA para acesso diferenciado ao computador: software, teclados especiais, mouse especiais, acionadores etc;

  • Recursos de TA que promovem acessibilidade ao aprendizado: material sensorial, mobiliário, material escolar, recursos pedagógicos construídos com baixa tecnologia, etc;

  • Rede virtual de intercâmbio de atividades acessíveis BoardmakerShare: conhecimento, exploração, inscrição e compartilhamento.

  • Metodologia:

  • Rodas de conversa; demonstração de recursos de TA; estudos de casos; trabalhos em grupo.

  • Oficina para aprendizagem de utilização/criação de recursos de tecnologia assistiva.

  • Avaliação: Os objetivos serão considerados alcançados se os cursistas obtiverem no mínimo 80% de frequência no curso. O nível de satisfação dos participantes será avaliado através de instrumento próprio.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.

  • Valor das inscrições: R$ 600,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil.

CURSO 2
CRIAÇÃO DE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E RECURSOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS COM O SOFTWARE BOARDMAKER COM SDP - CURSO PRÁTICO E AVANÇADO

  • Público Alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, outros. O curso é também destinado a usuários de tecnologia assistiva e/ou seus familiares.

  • Pré requisito: Sugerimos que os inscritos já tenham participado do CURSO 1 (presencial ou online) ou possuam experiências sobre a utilização da tecnologia assistiva no contexto educacional, bem como conhecimentos básicos da utilização do Software Boardmaker c/ SDP.

  • Carga horária total: 32 horas presenciais.

  • 18 vagas

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192- Bairro São João- Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Daianne Martins com apoio de Rita Bersch, Mara Sartoretto e/ou Raquel Bersch.

  • Objetivo geral: Desenvolver a habilidade de planejar e construir pranchas de comunicação interativas e interligadas bem como atividades educacionais acessíveis com o software BM c/ SDP.

  • Conteúdos:

  • Software BM c/ SDP: planejamento, criação de atividades e avaliação dos resultados;

  • Pranchas de comunicação interativas e interligadas: observação, construção e análise;

  • Funções avançadas do software boardmaker: ferramenta "Simbolar" (texto com símbolos); área de mensagem com texto e figuras; teclas móveis; prancha de contexto; funções rápidas; variáveis; construção de teclados virtuais personalizados e superpranchas;

  • Acessibilidade do software BM c/ SDP: exploração, análise e programação;

  • Rede virtual de intercâmbio de atividades acessíveis BoardmakerShare: conhecimento, exploração, inscrição e compartilhamento.

  • Metodologia:

  • Planejamento de atividades com base em estudo de caso;

  • Oficina de criação de pranchas e atividades educacionais com o software BM c/ SDP;

  • Apresentação e discussão sobre materiais produzidos.

  • Avaliação:

Os objetivos serão considerados alcançados se os cursistas obtiverem no mínimo 80% de frequência no curso e postarem pelo menos uma atividade, produzida durante a formação, na rede de intercâmbio de atividades online do BoardmakerShare.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.

  • Valor das inscrições: R$ 600,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil.

CURSO 3
EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ENFOQUE NO DESENHO UNIVERSAL NA APRENDIZAGEM E NA TECNOLOGIA ASSISTIVA

  • Público Alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde que trabalham com educação.

  • 35 vagas

  • Carga horária total: 32 horas/aula.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Bairro São João - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Daianne Martins, Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch.

  • Objetivo geral: Capacitar professores do ensino comum e da educação especial, sobre práticas pedagógicas que fundamentam a Educação Inclusiva, com enfoque no Desenho Universal e na Tecnologia Assistiva.

  • Justificativa: O termo educação inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns.
    Isto pode ser conseguido por meio de um ambiente de aprendizagem escolar que tenha altas expectativas a respeito de seus alunos, que seja seguro e acolhedor e que entenda a diferença como um fator positivo.
    A educação inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla, como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas e nas práticas de ensino dos professores.
    Por isso, a inclusão pressupõe uma escola que se ajuste a todas as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste a escola.
    Atualmente os estudos sobre o Desenho Universal na Aprendizagem- DUA, tem trazido novos conhecimentos aos professores, possibilitando-os ensinar com qualidade todas as crianças, respeitando e, muitas vezes, tirando partido de suas diferenças.

  • Conteúdos:

  • Educação Especial: concepção, princípios e diretrizes;

  • Educação Inclusiva: aspectos legais, pedagógicos e administrativos;

  • Fundamentos do Desenho Universal na Aprendizagem;

  • O Funcionamento cerebral e a aprendizagem;

  • Currículos flexíveis e sua importância para aprendizagem de todos os alunos;

  • Recursos de acessibilidade para alunos com DV, DA, DI, DF, Transtornos globais do desenvolvimento e Altas Habilidades Superdotação;

  • Atividades acessíveis que eliminem barreiras de aprendizagem: o que são e como construir;

  • Planejamento: Como formular objetivo, prever atividades de acordo com os objetivos, selecionar recursos necessários e estabelecer critérios para avaliar;

  • Checkpoints com base no Desenho Universal para acompanhar e avaliar o planejamento;

  • Avaliação por Portfólio.

  • Metodologia: O curso terá caráter prático, através do estudo de casos reais e problemas vivenciados pelos professores em suas turmas.
    Os problemas apresentados serão analisados a partir dos conhecimentos do funcionamento do cérebro, e da concepção de Desenho Universal na Aprendizagem. Esta concepção se embasa na afirmação de que todos podem aprender, que nenhum aluno aprende da mesma forma que seu colega e que as atividades devem ser acessíveis, procurando eliminar todas as formas de barreiras que o impedem de aprender e consequentemente incluir-se.

  • Avaliação: Os objetivos serão considerados alcançados se os cursistas obtiverem no mínimo 80% de frequência no curso. A avaliação será realizada através de ficha de auto avaliação e avaliação de desempenho, que serão aplicadas no decorrer e no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.

  • Valor das inscrições: R$ 600,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil.

CURSO 4
CURSO PRÁTICO DE CRIAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E BRINQUEDOS COM DESIGN INCLUSIVO
  • Público Alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, outros. O curso é também destinado a usuários de tecnologia assistiva e/ou seus familiares.

  • 12 vagas.

  • Carga horária total: 24 horas presenciais.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Bairro São João - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Daianne Serafim Martins, Rita Bersch e Mara Lúcia Sartoretto.

  • Objetivo geral: Desenvolver a habilidade de planejar e construir recursos pedagógicos inclusivos acessíveis para alunos com deficiência, além de brinquedos adaptados e acionador de baixo custo.

  • Conteúdos:

  • Desenho Universal na Aprendizagem e Tecnologia Assistiva.

  • Atividades pedagógicas acessíveis: análise, planejamento, construção com software Boardmaker c/ SDP e impressão;

  • Recursos pedagógicos acessíveis: exploração, análise, planejamento e construção;

  • Materiais pedagógicos com design inclusivo: Identificação de características, planejamento e construção;

  • Brinquedos para todos, com base no Desenho Universal: Identificação de características, planejamento e construção;

  • Metodologia:

  • Estudo de caso para elaboração de planejamento;

  • Oficina de criação de recursos pedagógicos e brinquedos;

  • Exposição e análise do material produzido.

  • Avaliação:

Os objetivos serão considerados alcançados se os cursistas obtiverem no mínimo 80% de frequência no curso. A avaliação será realizada através de ficha de auto avaliação e avaliação de desempenho, que serão aplicadas no decorrer e no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.

  • Valor das inscrições: R$ 450,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil.

CURSO 5
CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ACESSO AO COMPUTADOR: OPÇÕES DE HARDWARE E SOFTWARE COMERCIALIZADOS, ACESSIBILIDADE DO WINDOWS, SOFTWARES GRATUITOS, CONSTRUÇÃO DE MOUSE ADAPTADO E ACIONADORES
  • Público Alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, outros. O curso é também destinado a usuários de tecnologia assistiva e/ou seus familiares..

  • Carga horária total: 24 horas presenciais

  • Horário: Das 8h30 às 17h

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Bairro São João - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Daianne Serafim Martins, Rita Bersch e Mara Lúcia Sartoretto.

  • Objetivo geral: Conhecer e aplicar o uso de alternativas em acesso ao computador através da exploração de configurações do sistema Windows e de softwares gratuitos bem como da construção de mouse adaptado e acionadores.

  • Conteúdos:
  • Métodos de acesso ao computador;
  • Avaliação do usuário: habilidades e interesses do usuário X análise da tarefa pretendida X considerações do ambiente X possibilidades e limitações dos recursos de TA;
  • Acessibilidade no sistema Windows;
  • Alternativas em mouse e teclado;
  • Acionadores para o acesso ao computador: conhecimento e utilização;
  • Recursos gratuitos disponíveis na internet;
  • Adaptação de mouse para conectar acionador;
  • Construção de acionador com materiais de baixo custo.
  • Metodologia:
  • Oficina para:
  • Desenvolvimento de processo de avaliação para o acesso ao computador com base em estudo de caso;
  • Busca e download de recursos gratuitos disponíveis na internet;
  • Construção de mouse adaptado e acionador de baixo custo.
  • Trabalho em grande grupo para:
  • Apresentação e discussão sobre recursos gratuitos;
  • Exposição e experimentação de diversos recursos de TA para o acesso ao computador.
  • Avaliação:

Os objetivos serão considerados alcançados se os cursistas obtiverem no mínimo 80% de frequência no curso. A avaliação será realizada através de ficha de auto avaliação e avaliação de desempenho, que serão aplicadas no decorrer e no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.
  • Valor das inscrições: R$ 450,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil.

 

 

CURSOS À DISTÂNCIA (EAD / ON-LINE)

 

A CERTIFICAÇÃO DOS CURSOS SERÁ FORNECIDA PELA ULBRA - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (CAMPUS CACHOEIRA DO SUL, RS), PARCEIRA DA ASSISTIVA - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.

OS CERTIFICADOS SÃO RECONHECIDOS PELO MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

 

Clique sobre o título para visualizar o detalhamento do curso.

DURAÇÃO AGENDA DOS CURSOS À DISTÂNCIA (ON-LINE)  

12 SEMANAS

CURSO 1 - AEE E TECNOLOGIA ASSISTIVA: ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA - VERSÃO EAD   INSCRIÇÕES ABERTAS

INÍCIO EM 07/07

6 SEMANAS CURSO 2 - BOARDMAKER COM SPEAKING DYNAMICALLY PRO - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E CONSTRUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS COM ACESSIBILIDADE - VERSÃO EAD   INSCRIÇÕES ABERTAS

INÍCIO EM 12/05

6 SEMANAS

CURSO 3 - BOARDMAKER COM SPEAKING DYNAMICALLY PRO - FUNÇÕES AVANÇADAS- VERSÃO EAD   INSCRIÇÕES ABERTAS

INÍCIO EM 12/05

 

INVESTIMENTO PARA O CURSO EAD

Os cursos EAD terão valores diferenciados a depender do curso escolhido e modalidade de inscrição (individual ou de grupo).

 

INSCRIÇÃO INDIVIDUAL DO CURSO 1 (12 SEMANAS):

Valor individual: R$ 600,00.
Forma de Pagamento:
O pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 300,00. Total R$ 600,00

Desconto de 10%: para inscrições individuais de alunos que já participaram de cursos presenciais ou EAD promovidos pela Assistiva. Neste caso o pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 270,00. Total R$ 540,00.

Desconto de 10%:: para professores e alunos da ULBRA - Universidade Luterana do Brasil.

INSCRIÇÃO DE GRUPO DO CURSO 1 (12 SEMANAS):

Valor para grupo de 05 a 50 inscritos de uma mesma instituição: O pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 270,00. Total R$ 540,00 por inscrito.
Valor para grupo de 51 a 100 inscritos de uma mesma instituição: O pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 255,00. Total R$ 510,00 por inscrito.
Valor para grupo com mais de 100 inscritos de uma mesma instituição: O pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 240,00. Total R$ 480,00 por inscrito.

IMPORTANTE: Antes de preencher o formulário de inscrição o interessado em realizar a "inscrição de grupo" deverá encaminhar e-mail para secretaria@assistiva.com.br solicitando o "registro de inscrição de grupo" e encaminhando a "relação de nomes" das pessoas que serão inscritas. A Assistiva fará o registro solicitado e encaminhará, para o e-mail do responsável, as informações adicionais para que as inscrições possam ser efetivadas no formulário do site.

 

INSCRIÇÃO INDIVIDUAL DOS CURSOS 2 e 3 (6 SEMANAS):

Valor individual: R$ 300,00.
Forma de Pagamento: O pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 150,00. Total R$ 300,00

Desconto de 10%: para inscrições individuais de alunos que já participaram de cursos presenciais ou EAD promovidos pela Assistiva. Neste caso o pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 135,00. Total R$ 270,00.

Desconto de 10%:: para professores e alunos da ULBRA - Universidade Luterana do Brasil. Neste caso o pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 135,00. Total R$ 270,00.

INSCRIÇÃO DE GRUPO DO CURSO 2 e 3 (6 SEMANAS):

Valor para grupo de 05 a 50 inscritos de uma mesma instituição: O pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 135,00. Total R$ 270,00 por inscrito.
Valor para grupo de 51 a 100 inscritos de uma mesma instituição: O pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 120,00. Total R$ 240,00 por inscrito.
Valor para grupo com mais de 100 inscritos de uma mesma instituição: O pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 105,00. Total R$ 210,00 por inscrito.

IMPORTANTE: Antes de preencher o formulário de inscrição o interessado em realizar a "inscrição de grupo" deverá encaminhar e-mail para secretaria@assistiva.com.br solicitando o "registro de inscrição de grupo" e encaminhando a "relação de nomes" das pessoas que serão inscritas. A Assistiva fará o registro solicitado e encaminhará, para o e-mail do responsável, as informações adicionais para que as inscrições possam ser efetivadas no formulário do site.

 

COMO PROCEDER A INSCRIÇÃO NO CURSO EAD

Ao preencher a ficha de inscrição você deverá indicar o curso que deseja participar e receberá um retorno, por e-mail, com os seguintes documentos:


Somente o pagamento da primeira parcela (matrícula) garantirá a reserva de vaga e liberará o login e senha para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da Assistiva. Os dados para acesso ao curso serão encaminhados ao aluno, no e-mail indicado no formulário de inscrição.

O recebimento de login e senha dos cursistas acontecerá num prazo máximo de 15 dias após o pagamento da primeira parcela. Todos serão orientados com relação a data de início do curso e deverão se organizar para o acesso aos conteúdos e o desenvolvimento das tarefas, dentro do prazo estipulado (6 ou 12 semanas). O ambiente virtual ficará aberto duas semanas adicionais para finalização e aprofundamentos que forem necessários.

Caso o depósito relativo à matrícula não acontecer na data estipulada (até 7 dias úteis do encaminhamento do boleto bancário) a reserva de vaga ficará cancelada. Para reativar a reserva o (os) interessado(s) deverá(ão) enviar e-mail para a Secretaria do curso (secretaria@assistiva.com.br) solicitando a sua manutenção.

O "Contrato de Prestação de Serviços de Ensino à Distância" deverá ser assinado pelo responsável da(s) inscrição(ões) e uma via original, assinada pelo CONTRATANTE, deverá ser devolvida por correio à Assistiva Tecnologia e Educação, sendo esta uma condição para manutenção da senha de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e para a emissão do certificado de conclusão do curso.

Concluído este processo o aluno entrará no Ambiente Virtual de Aprendizagem e deverá fazer o preenchimento de seu perfil. Na data prevista para o início do curso ele terá acesso aos conteúdos e atividades previstas para cada semana. A cada mês teremos duas datas de início do curso.


Importante:

 

 

 

 

DETALHAMENTO DOS CURSOS EAD PARA 2014

CURSO 1
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE COM ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.

  • Público alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, outros. O curso é também destinado a usuários de tecnologia assistiva e/ou seus familiares.

  • Carga horária total: 120 horas.

  • Duração do curso: 12 semanas, a partir da data de início do curso, mais 2 semanas adicionais para aprofundamento e conclusão de tarefas.

  • Horário: A critério do cursista.

  • Instituição promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação.

  • Coordenação: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch.

  • Professores: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch, Daianne Martins e Raquel Bersch

  • Objetivo geral:

  • Aprofundar conhecimentos sobre as concepções da Educação Inclusiva, do Atendimento Educacional e Especializado (AEE) e conhecer a teoria e a prática da Tecnologia Assistiva na construção de recursos pedagógicos acessíveis e comunicação alternativa.

  • Conteúdos:

  • Orientações gerais de EAD e utilização da plataforma;

  • Escola Inclusiva: Concepção, princípios e diretrizes;

  • AEE/SRM: concepção, planejamento e avaliação;

  • Tecnologia Assistiva, recursos e organização de serviço;

  • Estudo de caso;

  • Plano de aula e plano de AEE - A acessibilidade no contexto educacional inclusivo;

  • Comunicação Alternativa e sua aplicação no contexto educacional;

  • Planejamento e construção de atividades utilizando a comunicação alternativa;

  • Pranchas de comunicação interativas e interligadas - software Boardmaker SDP;;

  • Recursos educacionais acessíveis - software Boardmaker SDP;;

  • Opções de acessibilidade do software Boardmaker SDP;

  • Recursos para acesso ao computador: software, teclados, mouse, acionadores etc;

  • Recursos de TA que promovem acessibilidade ao aprendizado;

  • Rede virtual de intercâmbio de atividades acessíveis.

  • Metodologia:

  • Embora o curso se caracterize por utilizar a metodologia do ensino à distância, as atividades propostas tem um caráter eminentemente prático, extraídas de situações reais vividas pelo professor de AEE nas quais se faça necessário a utilização de recursos de TA. Serão utilizados tutoriais e vídeos com descrição passo a passo de todas as tarefas e atividades propostas; isso permitirá que o cursista realize as etapas, associando teoria e prática no seu local de trabalho.
  • Avaliação: O cursista será considerado aprovado se realizar corretamente no mínimo 70% do total das atividades propostas durante o curso.

  • Pré-requisitos para participação no curso: Ter conhecimentos de informática básicos que possibilitem utilizar com autonomia as ferramentas do curso. Ter acesso à Internet, preferencialmente em banda larga. Ter acesso à utilização do software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro a partir da 6ª semana de curso.

  • Observação: O Software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro será utilizado em atividades práticas e está disponível em grande parte das Salas de Recursos Multifuncionais das escolas públicas ou pode ser adquirido em www.clik.com.br . Uma versão DEMO poderá ser solicitada no e-mail (secretaria@assistiva.com.br) Esta versão é gratuita e válida por 30 dias.

CURSO 2
BOARDMAKER COM SPEAKING DYNAMICALLY PRO - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E CONSTRUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS COM ACESSIBILIDADE - VERSÃO EAD

  • Público alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, outros. O curso é também destinado a usuários de tecnologia assistiva e/ou seus familiares.

  • Carga horária total: 60 horas.

  • Duração do curso: 6 semanas, a partir da data de início do curso, com 2 semanas adicionais para aprofundamento e conclusão de tarefas. O curso poderá ser concluído antecipadamente, a depender da organização e disponibilidade de tempo do cursista.

  • Horário: A critério do cursista.

  • Instituição promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação.

  • Coordenação: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch.

  • Professores: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch, Daianne Martins e Raquel Bersch

  • Objetivo geral:

  • Conhecer o software Boardmaker - SDP e saber utilizar suas ferramentas para criar pranchas de comunicação alternativa e atividades pedagógicas acessíveis.

  • Conteúdos:

  • Fundamentos da Comunicação Alternativa e Atividades Pedagógicas Acessíveis;

  • Software Boardmaker c/ SDP: instalação, localização do manual do usuário e exploração das pranchas modelo;

  • Software Boardmaker c/ SDP: criação de pranchas, cartões e atividades variadas para impressão;

  • Símbolos PCS: localização dos mesmos na biblioteca de imagem do software. Ampliação da biblioteca de imagens, por meio da importação de fotos e figuras;

  • Personalização e utilização de cores em símbolos, texto e moldura;

  • Construção de pranchas de comunicação interativas e interligadas, com voz sintetizada ou gravada;

  • "Área de mensagem": conhecimento exploração e criação de teclas de letras ou símbolos programadas para "escrever mensagem".

  • "Ferramenta Simbolar": utilização para criação de textos ilustrados com símbolos.

  • Formas de acesso comumente utilizadas por usuários do software: acesso direto (mouse, tela de toque, dispositivos apontadores) varredura automática e programação de destaque das teclas.

  • "Pranchas Modelo": Criação de atividades pedagógicas a partir da alteração de conteúdos das pranchas modelo.

  • Rede virtual de intercâmbio de atividades acessíveis BoardmakerShare: conhecimento, exploração, inscrição e compartilhamento.

 

  • Metodologia:

  • Serão utilizados vídeos e tutoriais com descrição passo a passo da construção de pranchas e atividades pedagógicas. O cursista acompanhará as etapas demonstradas utilizando o seu software Boardmaker c/ SDP ou a versão DEMO. Ao final de cada tópico preencherá um questionário de avaliação do conteúdo e auto avaliação de desempenho. Finalizará o curso com a construção de uma prancha de comunicação ou de uma atividade pedagógica acessível.
  • Avaliação: O cursista receberá a certificação de conclusão do curso se:

  • Acessar no mínimo 70% dos conteúdos de instrução (vídeos e textos);

  • Realizar as tarefa propostas em cada tópico e preencher no mínimo 70% dos questionários de avaliação.

  • Postar uma atividade de sua autoria, feita com o software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro, na rede social BoardmakerShare.

  • Pré-requisitos para participação no curso: Ter conhecimentos de informática básicos que possibilitem utilizar com autonomia as ferramentas do curso. Ter acesso à Internet, preferencialmente em banda larga. Ter acesso à utilização do software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro (SDP).

  • Observação 1: O Software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro será utilizado em atividades práticas e como este é um curso dedicado a instrumentalização do cursista no uso deste programa, recomendamos a utilização da versão integral.

  • Observação 2: Este é um curso introdutório de BOARDMAKER SDP e os conteúdos aqui apresentados foram também abordados no nosso CURSO 1 - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE COM ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. Recomendamos aos cursistas que já realizaram o CURSO 1, com interesse em aprofundar conhecimentos e habilidades na utilização do software BOARDMAKER SDP, que façam a inscrição diretamente no CURSO 3 - BOARDMAKER COM SPEAKING DYNAMICALLY PRO - FUNÇÕES AVANÇADAS- VERSÃO EAD. Em caso de dúvida sobre requisitos para o bom aproveitamento da formação, consulte os professores da ASSISTIVA por meio do email secretaria@assistiva.com.br.

CURSO 3
BOARDMAKER COM SPEAKING DYNAMICALLY PRO - FUNÇÕES AVANÇADAS- VERSÃO EAD

  • Público alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, outros. O curso é também destinado a usuários de tecnologia assistiva e/ou seus familiares.

  • Carga horária total: 60 horas.

  • Duração do curso: 6 semanas, a partir da data de início do curso, com 2 semanas adicionais para aprofundamento e conclusão de tarefas. O curso poderá ser concluído antecipadamente, a depender da organização e disponibilidade de tempo do cursista.

  • Horário: A critério do cursista.

  • Instituição promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação.

  • Coordenação: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch.

  • Professores: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch, Daianne Martins e Raquel Bersch

  • Objetivo geral:

  • Conhecer e explorar as funções avançadas de programação do software Boardmaker c/ SDP na construção de atividades acessíveis para comunicação e aprendizagem.

  • Conteúdos:

  • "Funções rápidas": Programação de atividades de múltipla escolha acessíveis;

  • Utilização de "variáveis": programação da flexão da escrita e da fala a partir de variáveis como tempo verbal, pessoa, singular/plural etc;

  • "Teclas móveis": Programação de atividades de pareamento e agrupamento;

  • "Pranchas de contexto": Criação de pranchas temáticas sobrepostas à prancha principal;

  • Programação de alteração de texto e imagens de teclas selecionadas;

  • Abertura vídeo em uma tecla;

  • "Arquivos de sons": Criação de atividade de discriminação auditiva que relaciona imagem e som. Acesso aos arquivos de áudio do Boardmaker e outros;

  • "Função "aleatória": atividades de sorteio aplicadas em jogos ou brincadeiras;

  • Tipos de varreduras; definição de ordem e agrupamento de teclas (linhas, blocos ou colunas): Ampliação da facilidade e velocidade de acesso às teclas, em todas as atividades e pranchas criadas com o software;

  • Ajuste de pronúncia das palavras na voz sintetizada e possibilidade de salvar essas alterações definitivamente no software;

  • Criação de teclas para abrir outros programas.

  • "Superpranchas": análise, exploração e criação de pranchas e atividades pré-programadas nas quais serão personalizados facilmente os conteúdos. São exemplos os livros digitais, atividades de categorização, perguntas sim e não, escrita de palavras com letras embaralhadas etc.

  • Rede virtual de intercâmbio de atividades acessíveis BoardmakerShare : conhecimento, exploração, inscrição e compartilhamento.

 

  • Metodologia:

  • Serão utilizados tutoriais e vídeos com descrição passo a passo da construção de pranchas e atividades pedagógicas. O cursista acompanhará as etapas demonstradas utilizando o seu software Boardmaker c/ SDP ou a versão DEMO.
  • Avaliação: O cursista receberá a certificação de conclusão do cursos se:

  • Acessar no mínimo 70% dos conteúdos de instrução (vídeos e textos);

  • Realizar as tarefa propostas em cada tópico e preencher no mínimo 70% dos questionários de avaliação.

  • Postar uma atividade de sua autoria, feita com o software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro (SDP), na rede social BoardmakerShare.

  • Pré-requisitos para participação no curso: Ter realizado o curso online 1 ou 2 (oferecido pela Assistiva) ou já possuir experiência básica de utilização do software Boardmaker c/ SDP (construção de pranchas interligadas com voz gravada ou sintetizada, construção de pranchas e materiais pedagógicos para impressão), utilização da ferramenta SIMBOLAR. Ter conhecimentos de informática básicos que possibilitem utilizar com autonomia as ferramentas do curso. Ter acesso à Internet, preferencialmente em banda larga. Ter acesso à utilização do software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro (SDP).
    .

  • Observação 1: O Software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro será utilizado em atividades práticas e como este é um curso dedicado a instrumentalização do cursista no uso deste programa, recomendamos a utilização da versão integral.

Clique aqui para retornar ao topo desta página.

© 2014 ASSISTIVA • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO