Logotipo da ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Conteúdo de autoria de Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch ©2024. O conteúdo deste site pode ser livremente reproduzido, no todo ou em parte, desde que citada esta fonte.

APRESENTAÇÃO TECNOLOGIA ASSISTIVA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESENHO UNIVERSAL LEGISLAÇÃO CURSOS EVENTOS REALIZADOS CONTATO

 

CONFIRA AQUI NOSSA AGENDA DE CURSOS PARA 2024 COM NOVIDADES:
WORKSHOP INTRODUTÓRIO AO PODD (Pragmatic Organisation Dynamic Display)

VISITE-NOS NAS MÍDIAS SOCIAIS:

   

 


QUEM SOMOS

Somos uma equipe especializada em Tecnologia Assistiva (TA) e comprometida com a inclusão de pessoas com deficiências na educação, no trabalho, no lazer, na cultura, na sociedade.

"Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas - CAT).

A ASSISTIVA - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO tem como principal objetivo oferecer conhecimentos e informações, realizar a formação e produzir pesquisas que possam ser úteis a órgãos, instituições e entidades que atendem pessoas com deficiências. Estamos preparados também para o atendimento direto ao usuário no sentido de avaliar, indicar e disponibilizar recursos de tecnologia assistiva, bem como acompanhar o uso desses recursos e sugerir eventuais adequações.

ASSISTA O PROGRAMA "TECNOLOGIA ASSISTIVA" PRODUZIDO PELA TVE/RS

 

NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO

Promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio da prestação de serviços nas áreas da Educação, Saúde e Tecnologia Assistiva.

 

 

A QUEM SE DESTINA O NOSSO SERVIÇO

Pessoas com deficiência e seus familiares, bem como às instituições, redes públicas e particulares, profissionais e demais interessados.

 

 

O QUE OFERECEMOS

FORMAÇÃO, ASSESSORIA E PESQUISA SERVIÇO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

 


FORMAÇÃO, ASSESSORIA E PESQUISA


SERVIÇO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

Realizamos o atendimento direto ao usuário de Tecnologia Assistiva seguindo o seguinte procedimento:

Modalidades da Tecnologia Assistiva em que atuamos:

• Comunicação Alternativa:

• Recursos para acesso ao computador e dispositivos móveis:

• Materiais escolares e recursos pedagógicos com acessibilidade:

• Adequação Postural e mobilidade:

IMPORTANTE: Para outras informações e agendamento de avaliação em nosso Serviço de Tecnologia Assistiva encaminhe e-mail para secretaria@assistiva.com.br ou ligue para (51) 3026-4026

 


SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Serviço de AEE realizado na Assistiva:

Assessoramento a profissionais que atuam no AEE e a instituições que atendem alunos com deficiência (da educação infantil ao Ensino Superior):

IMPORTANTE: Para outras informações e agendamento de avaliação em nosso Serviço de Atendimento Educacional Especializado encaminhe e-mail para secretaria@assistiva.com.br ou ligue para (51) 3026-4026.

 

 

NOSSO ENDEREÇO

Rua General Couto de Magalhães, 1192 • Higienópolis • Porto Alegre • RS • Fone: (51) 3026 4026

Fachada do prédio da Assistiva Mapa para localização (clique para abrir mapa)

 

 

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA:

Nosso laboratório de Tecnologia Assistiva é equipado com uma grande variedade de recursos para acesso ao computador, comunicação alternativa, recursos pedagógicos acessíveis, materiais escolares acessíveis, mobiliário, órteses funcionais para apoio à alimentação, higiene, escrita, digitação; recursos de adequação postural e mobilidade.

Laboratório de Tecnologia Assistiva com bancada e expositor de recursos:
mouses, teclados e botões acionadores com diferentes formatos, vocalizadores
e outros recursos de para comunicação alternativa.
Bancada com acionadores, brinquedos com pilha para
utilização com acionadores, diferentes modelos de mouses e teclados.

 

Bancada com vocalizadores em diferentes formatos, lupa eletrônica,
recurso multiplano para ensino da matemática.
Recursos impressos de comunicação alternativa
e recursos pedagógicos acessíveis.

 

Recursos impressos de comunicação alternativa
e recursos pedagógicos acessíveis
Mostra de vocalizadores, cartões
e pranchas de comunicação alternativa.

 

Materiais escolares acessíveis
e órteses funcionais de mão, colar cervical.

Objetivo do Laboratório de Tecnologia Assistiva:

 

 

SALA DE EVENTOS

 

 

SALA DE ATENDIMENTO

Sala do Atendimento Educacional Especializado e para procedimentos de avaliação, experimentação e aprendizado sobre a utilização de recursos de Tecnologia Assistiva.

 

 

NOSSA EQUIPE

Direção:

Mara Lúcia Sartoretto: Pedagoga; Diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Assessora técnica da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Cachoeira do Sul; Consultora da AFAD 21 de Novo Hamburgo, RS; Consultora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down; Supervisora da SEAC - Escola de Educação Profissional; Supervisora de conteúdo no Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado da UFC/SEESP/MEC; Consultora da OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos; Educadora emérita do Estado do Rio Grande do Sul; Autora de livros e artigos sobre os temas da educação, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9477317723249281

Rita Bersch: Fisioterapeuta; Diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em Design/UFRGS, com pesquisa na área da Tecnologia Assistiva; Formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP - Programa de Certificação Aplicada em Tecnologia Assistiva, ministrado pela CSUN - Universidade Estadual da Califórnia em Northridge, EUA; Formação na Fundação Don Carlo Gnocchi, Milão, Itália; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e presidente da ISAAC-Brasil (gestão 2020-2021); Membro do CAT - Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos sobre o tema da Tecnologia Assistiva no contexto educacional inclusivo. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0339134545436600

Colaboradoras:

Cleusa Santos: Pedagoga, Especialista em Educação Especial com ênfase no Atendimento Educacional Especializado, Capacitação em Libras I, II e III, intermediário e avançado. Professora da sala de recursos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Taufik Germano de Cachoeira do Sul, professora dos cursos de Atendimento Educacional Especializado com enfoque na produção de Recursos Pedagógicos Acessíveis da Assistiva Tecnologia e Educação.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0650257634030685

Daianne Martins: Terapeuta Ocupacional; Especialista em Educação Inclusiva/PUCRS; Mestre em Design e Tecnologia/UFRGS; Doutoranda em Design/UFRGS com pesquisas na área da Tecnologia Assistiva; Certificação Internacional em Integração Sensorial/USC Chan em andamento; Filiada à ABRATO - Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais) e ACTORGS - Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul; Integrante do coletivo COM Acesso/UFRGS; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Professora e colaboradora na Assistiva Tecnologia e Educação.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3041425022637351

Gabriela de Melo Medeiros: Fonoaudióloga; Pós-graduanda em Especialização em Linguagem Infantil pelo Grupo Alcance; curso teórico prático sobre Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa Módulo II; curso presencial: CAA na prática - Assistiva Tecnologia; curso Aprenda a usar a Matriz da Comunicação - Alternativa Inclusiva; formação Prompt nível I (Prompts para a Reorganização dos Pontos Oro-Musculares e Fonéticos) pelo The Prompt Institute; ABA e estratégias naturalistas pelo Instituto Singular; Curso online de Apraxia de Fala na infância - ABRAPRAXIA; curso online Transtornos Motores de Fala - ABRAPRAXIA; Prática de Terapia Motora de Fala baseada em PAMF e Prosódia - Focus Cursos; LinFala - Congresso de Linguagem e Fala - FocusCursos; CAApacitacitação online ISAAC Brasil "Compreendendo Configurações Organizacionais Para Sistemas de CAA".

Mariângela de Souza Campello: Pedagoga; Capacitação em Autismo Bloco Básico 1, Bloco Avançado, Associação Pandorga, São Leopoldo, RS; Pós-graduada em Especialização em Educação Pré-escolar, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul, RS; Pós-graduada em Nível de Especialização em Currículo por Atividades, Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, RS; Curso Básico de Preparação de professores de Jardim de Infância, Organização Mundial para Educação Pré-Escolar - OMEP; Habilitação em Pedagogia 2º Grau, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cachoeira do Sul, RS; Habilitação Profissional Plena de Magistério 1ª a 4ª série, E.E. de 2º Grau João Neves da Fontoura de Cachoeira do Sul, RS; Professora e colaboradora na Assistiva Tecnologia e Educação; Professora em Educação Infantil, em Curso Normal, Educação Superior, Professora de Metodologia da Educação Infantil, Literatura Infantil, Didática Geral, Psicologia da Criança, Psicologia da Educação, Legislação e História da Educação; Supervisora em Educação Infantil em Escolas e na SME de Cachoeira do Sul, RS; Vice-Diretora.

Maristela Bartmann da Silva: Graduação em Pedagogia; Supervisão Escolar e Orientação Educacional; Especialista em Educação Pré-escolar; Especialista na área da deficiência visual pelo Instituto Benjamim Constant - IBC - Rio de Janeiro; Professora de Atendimento educacional especializado em sala de recursos para atendimento de pessoas com deficiência visual em escola pública estadual de Cachoeira do Sul, RS; Professora do curso de Pós-Graduação em Educação Especial com enfoque no Atendimento Educacional Especializado - Disciplina: Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Visual pelo SEAC/Dom Alberto Faculdade/FSG - Faculdade da Serra Gaúcha.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6654447787364135

Michelle Apellanis Borges: Fonoaudióloga; Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista no Transtorno do Espectro Autista pelo IPPEO. Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Básico; Formação no PediaSuit Protocol, LAMP, Project Core, Master Pal e PECS; Formação introdutória sobre análise aplicada do comportamento (ABA) e transtorno do desenvolvimento; Formação básica no PODD - Pragmatic Organization DynamicDisplay; Formações em Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) com Amy Starble; Formação no Modelo Centrado na Família (Portugal, 2020). Atualmente é fonoaudióloga na Assistiva Tecnologia e Educação e membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da diretoria executiva da ISAAC-Brasil.
Currículo Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/5607373380258524

Renata Costa de Sá Bonotto: Linguista; Licenciada em Letras/UFRGS; Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília/UCB, Mestre em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada/UFRGS; Doutora em Informática na Educação/UFRGS com a tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no autismo; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Assessora, consultora e formadora em Autismo, Inclusão e Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6392582502713218

 

 

Clique aqui para retornar ao topo desta página.

© 2024 ASSISTIVA • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO