Logotipo da ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Conteúdo de autoria de Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch ©2023. O conteúdo deste site pode ser livremente reproduzido, no todo ou em parte, desde que citada a fonte.

APRESENTAÇÃO TECNOLOGIA ASSISTIVA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESENHO UNIVERSAL LEGISLAÇÃO CURSOS EVENTOS REALIZADOS CONTATO

 

COVID-19 • CONHEÇA AS PRANCHAS DE
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA O CONTEXTO HOSPITALAR.
PARCERIA UFRGS E ASSISTIVA PARA APOIAR PACIENTES HOSPITALIZADOS.

 

Eventos e Formações Realizados pela Assistiva

I MOSTRA ESTADUAL DE RECURSOS E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA   I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE
TECNOLOGIA ASSISTIVA
  PROJETO FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DO AEE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA

 

 

I MOSTRA ESTADUAL DE RECURSOS E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA • AGOSTO 2016

Mostra Estadual Tecnologia Assistiva

Promoção:   Logotipo da ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Parcerias:      
Apoio:        

 

Objetivos da I Mostra Estadual de Recursos e Serviços de Tecnologia Assistiva:

Datas:

1ª edição:

Data: 22/08/16
Local: Santa Maria - Campus da UFSM
Horários da Apresentação sobre Tecnologia Assistiva: 14h30 ou 19h30
Horário de visitação da Mostra de TA: das 14h30 às 21h30

2ª edição:

Data: 24/08/ 2016
Local: Bagé - IFSUL
Horários da Apresentação sobre Tecnologia Assistiva: 9h30 ou 14h30
Horário de visitação da Mostra de TA: das 9h30 às 19h30

3ª edição:

Data: 26/08/2016
Local: Porto Alegre – Auditório Centro Administrativo do Estado do RS
Horários da Apresentação sobre Tecnologia Assistiva: Palestra inserida na programação do Evento Avanços e Desafios na
Educação Inclusiva. XXIII Semana da Pessoa com deficiência FADERS.
Horário do evento: das 9h às 17h30
Horário de visitação da Mostra de TA: das 9h às 17h30

Palestra: Tecnologia Assistiva - Recursos e Serviços:

Palestrantes: Gisleine Martin Philot e Rita Bersch

Expositores:

 

 

 

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

Data da realização: 28 de junho de 2011 • Terça-feira
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul • Porto Alegre • RS

Conferencista internacional:
Prof. Eng. Renzo Andrich, MSc.

Promoção:
DEMEC/EE/UFRGS
www.mecanica.ufrgs.br
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN - UFRGS
www.pgdesign.ufrgs.br e
ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
www.assistiva.com.br

 

CONFERENCISTA INTERNACIONAL

Professor Eng. Renzo Andrich, MSc. Formação em Engenharia Elétrica. Desde 1981 trabalha na Fondazione Don Carlo Gnocchi de Milão atuando até 2002 como responsável da Unidade SIVA (Tecnologia Assistiva Avaliação e Serviço de Informações) e atualmente é coordenador do Programa de Pesquisa de Tecnologia Assistiva no Polo Tecnológico (Departamento de Tecnologia Biomédica).
Pesquisador e coordenador de vários projetos nacionais e europeus. Diretor do Curso de Pós-Graduação de "Tecnologia para a autonomia da pessoa com deficiência" da Universidade Católica de Milão e de Roma. Presidente em 2002-2003 de AAATE (Associação para o Avanço da Tecnologia Assistiva na Europa).
Chefe da Equipe Editorial do Portal da SIVA (Portal da Tecnologia Assistiva italiano) e presidente da Rede de Informação de Tecnologia Assistiva Europeia (EASTIN).

No saguão da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os participantes do Seminário de Tecnologia Assistiva da UFRGS/ASSISTIVA  se aproximam da sala de eventos. Na mesa de abertura do 1º Seminário Internacional de Tecnologia Assistiva da UFRGS/Assistiva estão Martinha Clarete Dutra, Diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação; Rui Vicente Oppermann, Reitor em exercício, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Fernando Ribeiro, representante da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e professor Vilson Batista , representando a coordenação do evento. Rita Bersch, diretora da Assistiva Tecnologia e Educação, faz a apresentação do professor Renzo Andrich que está em pé, diante da plateia.
Martinha Clarete Dutra dos Santos (Ministério da Educação), está falando na Mesa de Políticas Públicas em Tecnologia Assistiva; ao seu lado estão Fernando Ribeiro ( Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e Joelmo Oliveira  (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação). O professor Renzo Andrich faz sua conferência e ao seu lado estão as tradutoras (LIBRAS e Português). Professor Renzo está em pé e fala ao microfone.  Ao fundo visualiza-se uma tela com imagens de recursos de tecnologia assistiva para acesso ao computador .

Fotos do evento.

MÓDULO I

OBJETIVO: Conhecer a experiência europeia de Tecnologia Assistiva no que diz respeito às concepções teóricas, formação, pesquisa e prática de serviços. Discutir a realidade e possibilidades de desenvolvimento desta área no Brasil.

Clique aqui para baixar a apresentação: FUNDAMENTOS, PESQUISA E FORMAÇÃO NA ÁREA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA. © 2012 Renzo Andrich

MÓDULO II

OBJETIVO: Conhecer experiências europeias de serviços interdisciplinares de tecnologia assistiva, seus fundamentos e operacionalização. Compreender a relação proposta entre prestador de serviços e usuário da TA no caminho de educação à autonomia.

Clique aqui para baixar a apresentação: A TECNOLOGIA ASSISTIVA A SERVIÇO DA AUTONOMIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS EUROPEIAS. © 2011 Renzo Andrich

Mais informações no site do PORTALE SIVA (em Italiano ou Inglês).

 

COORDENAÇÃO DO EVENTO

 

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO AEE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA

CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ENFOQUE NA
PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA - 2011 / 2013.

 

Esta ação da Assistiva Tecnologia e Educação resultou na formação uma rede de professores com conhecimento aprofundado em tecnologia assistiva e comunicação alternativa distribuídos em todas as regiões de nosso país. Tivemos por objetivo formar professores aptos a apoiar os programas de formação continuada de professores e realizar o AEE dos alunos com deficiência, num contexto da educação inclusiva.

O curso foi oferecido gratuitamente aos professores dos Municípios Polo do Programa Educação Inclusiva Direito à Diversidade do Ministério da Educação e Secretarias Estaduais de Educação.

 

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.

Carga horária: 60 horas, sendo 32 horas presenciais e 28 horas à distância.

Público Alvo: um professor do AEE de cada Município Polo, com domínio no uso do computador e um professor responsável pelo Programa Educação Inclusiva Direito à Diversidade de cada Município Polo.

Número total de cursos: 17 cursos para professores das redes municipais de educação e para professores das redes estaduais de educação.

Número total de participantes: 384 foram convidados e 220 participaram da etapa presencial.

Instituição responsável: Assistiva • Tecnologia e Educação.

Local dos cursos: Porto Alegre - RS.

Período: agosto de 2011 a novembro de 2012.

Profissionais responsáveis:

  • Mara Sartoretto,

  • Rita Bersch

Um mapa do Brasil está representado. Cada estado possui uma cor diferente e sobre eles foram aplicadas pequenas estrelas, de contorno vermelho, que representam o número aproximado de municípios polo por Estado: TO 4, AL 3, BA 10, CE 6, MA 5, PB 7, PE 4, PI 5, RN 5, SE 2, DF 1, GO 7, MS 5, MT 5, ES 4, MG 19, RJ 6, SP 17, PR 8, RS 14, SC 10. Ao lado do Mapa está uma representação onde uma estrela vermelha está circundada e ligada a várias estrelas azuis, representando o polo e sua função de formação para com os municípios de abrangência.

 

2. JUSTIFICATIVA

A educação especial brasileira, nesta última década, tem passado por mudanças importantes: de um modelo clínico centrado no conceito de normalização, evoluímos para uma concepção de educação baseada no respeito às diferenças e de enfoque nos recursos de acessibilidade.

O Ministério da Educação por meio do Programa Salas de Recursos Multifuncionais disponibilizou equipamentos e mobiliários para implantação de mais de 38.000 Salas de Recursos Multifuncionais em todas as regiões brasileiras. Estas salas são dotadas de recursos de tecnologia assistiva que poderão fazer uma grande diferença no acesso à aprendizagem dos alunos com deficiências.

Como esses recursos de tecnologia são relativamente recentes e seu funcionamento, muitas vezes é desconhecido da maior parte dos professores, corre-se o risco de ficarem subutilizados e, por vezes, abandonados, o que resultará num lamentável desperdício dos investimentos públicos nessa área.

Por esta razão a Assistiva • Tecnologia e Educação, empresa que atua na formação em Tecnologia Assistiva, especificamente voltada para o contexto educacional inclusivo, propôs a realização de um curso aprofundado sobre Tecnologia Assistiva, com enfoque na construção de recursos pedagógicos acessíveis e na comunicação alternativa, para dois professores representantes de cada um dos 170 Municípios Polo do Programa Educação Inclusiva Direito à Diversidade e para dois professores de cada Secretaria Estadual de Educação.

Para efetivar esta proposta a Assistiva - Tecnologia e Educação ofereceu gratuitamente toda a estrutura física e material para os cursos e também responsabilizou- se por organizar e ministrar os conteúdos e atividades que foram desenvolvidos. Como contrapartida as secretarias de educação dos municípios e estados que aceitaram o convite, convocaram os professores e assumiram as despesas referentes à passagem, hospedagem em Porto Alegre e alimentação dos cursistas no período da formação. As secretarias de educação comprometeram-se também a oferecer espaço físico e demais recursos para que o curso pudesse ser replicado em sua cidade aos demais professores das salas de recursos multifuncionais e professores representantes dos municípios de abrangência que desejassem comparecer.

Desta forma organizamos uma rede de professores com formação mais aprofundada em tecnologia assistiva, para que estes possam agora dar apoio nas formações locais (estados e municípios). Permanecemos todos em contato por meio do nosso site e também de uma rede virtual para o compartilhamento que está em www.mindexpress.be. Nestes espaços virtuais pretendemos seguir trocando conhecimentos e produções de recursos acessíveis, objetivando que o relacionamento colaborativo entre o grupo de professores possa ter continuidade após a formação.

 

3. OBJETIVO

Capacitar professores participantes da formação sobre a construção de recursos pedagógicos acessíveis e sobre a utilização do software de comunicação alternativa que se encontra disponível na sala de recursos multifuncionais.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

4. METODOLOGIA

 

5. CONTEÚDOS

 

6. CRONOGRAMA

 

7. RECURSOS

 

8. AVALIAÇÃO

 

9. INSCRIÇÕES

Os gestores municipais de Educação Especial dos Municípios Polo e das Secretarias Estaduais de Educação receberam um ofício e uma carta convite endereçados ao Secretário de Educação.

Nesta carta convite foi divulgada a data do curso e encaminhado um formulário de inscrição específico para ser preenchido com os nomes de dois professores cursistas para o CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. As duas inscrições foram gratuitas.

 

10. RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS CONVIDADOS A FAZER PARTE DESTE PROJETO:

Observação: São municípios Polo do Programa Educação Inclusiva Direito à Diversidade/MEC; municípios de abrangência, deste mesmo programa, que manifestaram formalmente o interesse de participar e por último, professores encaminhados pelos gestores das secretarias estaduais de educação, representando suas coordenadorias. Todos os municípios aqui listados receberam convites para participação no projeto. Os municípios sublinhados realizaram a formação presencial em Porto Alegre, sendo alguns com representantes de redes municipais e outros de redes estaduais de ensino.

AC - Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira
AM -
Benjamin Constant, Manaus, Manicoré, Parintins, Tefé
AP -
Macapá, Oiapoque,
PA -
Altamira, Belém, Marabá, Santarém
RO -
Ji-Paraná, Porto Velho, Vilhena
RR - Boa Vista
, Caracaraí, São Luiz do Anauá
TO -
Araguaína, Gurupi, Palmas, Tocantinópolis
AL -
Arapiraca, Maceió, Santana do Ipanema,
BA - Barreiras
, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista
CE -
Cascavel, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maranguape, Quixadá, Sobral, Tauá
MA - Bacabal,
Carolina, Codó, Imperatriz, São Luiz
PB -
Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa, Monteiro, Pombal
PE -
Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Recife
PI -
Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Teresina
RN -
Currais Novos, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Pau dos Ferros
SE -
Aracaju, Estância
DF - Brasília
GO -
Anápolis, Formosa, Goiânia, Itapuranga, Itumbiara, Porangatu, Rio Verde, Jataí
MS -
Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Paranaíba
MT -
Alta Floresta, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sorriso
ES - Atilio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim,
Colatina, Nova Venécia, Vitória
MG -
Araçuaí, Belo Horizonte, Betim, Campo Belo, Governador Valadares, Ipatinga, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Passos, Poços de Caldas, Ponte Nova, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Três Corações, Uberaba, Uberlândia, Varginha
RJ - Barra do Piraí,
Campo dos Goytacazes, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Volta Redonda
SP -
Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas, Diadema, Franca, Guarujá, Guarulhos, Itapeva, Itapetininga, Itapirapuã Paulista, Jales, Lins, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José do Rio Preto, Suzano
PR - Cascavel, Cruzeiro do Sul, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Umuarama
RS - Arroio do Meio, Bagé, Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Estrela, Garruchos, Gravataí, Guaiba, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Paraíso do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Leopoldo,
Uruguaiana, Venâncio Aires, Vacaria
SC -
Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Joinville, Lages, São Miguel do Oeste

 

11. RESULTADOS QUANTITATIVOS PRELIMINARES.

Etapa Presencial:

220 profissionais participaram da etapa de formação presencial em Porto Alegre. Estes, vieram de 75 municípios de todas as regiões do país e 9 redes estaduais de educação encaminharam profissionais para a formação.

Etapa a distância:

Até maio de 2013 concluiremos a etapa realização dos cursos de multiplicação nos vários municípios e estados que participaram da etapa presencial. Como dados quantitativos preliminares podemos afirmar que:

695 municípios (contabilizando pólos e abrangências) participaram dos cursos de multiplicação realizados pelos egressos da formação presencial em Porto Alegre e 2.524 profissionais concluíram a formação nesta etapa.

 

Visualização do resultado final com a participação de Estados e Municípios na formação Presencial em Porto Alegre e nos cursos de multiplicação realizados pelos municípios polo e redes estaduais de educação em suas regiões.

Descrição de imagem:

A figura apresenta o mapa do Brasil. Sobre cada estado estão sinalizadas estrelas vermelhas que indicam a quantidade de municípios participantes da formação presencial em Porto Alegre. Na lateral do mapa está uma estrela vermelha rodeada de estrelas azuis para representar a etapa de formação a distância, na qual aconteceram cursos de multiplicação organizados por municípios pólo e nas redes estaduais de educação. As estrelas azuis são os municípios de abrangência que participaram dos cursos nos diversos municípios. Dados retirados da imagem: 87 municípios polo e 9 redes estaduais de educação participaram da etapa presencial em Porto Alegre e esta formou 220 profissionais. 695 municípios participaram dos cursos de multiplicação nos polos e nas redes estaduais. Esta segunda etapa formou 2.524 profissionais.

 

Clique aqui para retornar ao topo da página.

© 2023 ASSISTIVA • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO